MENSAGEM DE SUA SANTIDADE BENTO XVI
PARA A QUARESMA DE 2013
PARA A QUARESMA DE 2013
Crer na caridade suscita caridade
«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16)
«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16)
Queridos irmãos e irmãs!
A celebração
da Quaresma, no contexto do Ano da fé,
proporciona-nos uma preciosa ocasião para meditar sobre a relação entre fé e
caridade: entre o crer em Deus, no Deus de Jesus Cristo, e o amor, que é fruto
da acção do Espírito Santo e nos guia por um caminho de dedicação a Deus e aos
outros.
1.
A fé como resposta ao amor de Deus
Na
minha primeira Encíclica, deixei já alguns elementos que permitem
individuar a estreita ligação entre estas duas virtudes teologais: a fé e a
caridade. Partindo duma afirmação fundamental do apóstolo João: «Nós conhecemos
o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16), recordava que,
«no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o
encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte
e, desta forma, o rumo decisivo. (...) Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos
(cf. 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas um “mandamento”, mas é a
resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso encontro» (Deus
caritas est, 1). A fé constitui aquela adesão pessoal - que engloba
todas as nossas faculdades - à revelação do amor gratuito e «apaixonado» que
Deus tem por nós e que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. O encontro com
Deus Amor envolve não só o coração, mas também o intelecto: «O reconhecimento
do Deus vivo é um caminho para o amor, e o sim da nossa vontade à d’Ele une
intelecto, vontade e sentimento no acto globalizante do amor. Mas isto é um
processo que permanece continuamente a caminho: o amor nunca está
"concluído" e completado» (ibid.,
17). Daqui deriva, para todos os cristãos e em particular para os «agentes
da caridade», a necessidade da fé, daquele «encontro com Deus em Cristo que
suscite neles o amor e abra o seu íntimo ao outro, de tal modo que, para eles,
o amor do próximo já não seja um mandamento por assim dizer imposto de fora,
mas uma consequência resultante da sua fé que se torna operativa pelo amor» (ibid.,
31). O cristão é uma pessoa conquistada pelo amor de Cristo e, movido por este
amor - «caritas Christi urget nos» (2 Cor 5, 14) - , está aberto
de modo profundo e concreto ao amor do próximo (cf. ibid., 33). Esta
atitude nasce, antes de tudo, da consciência de ser amados, perdoados e mesmo
servidos pelo Senhor, que Se inclina para lavar os pés dos Apóstolos e Se
oferece a Si mesmo na cruz para atrair a humanidade ao amor de Deus.
«A fé
mostra-nos o Deus que entregou o seu Filho por nós e assim gera em nós a
certeza vitoriosa de que isto é mesmo verdade: Deus é amor! (...) A fé, que
toma consciência do amor de Deus revelado no coração trespassado de Jesus na
cruz, suscita por sua vez o amor. Aquele amor divino é a luz –
fundamentalmente, a única - que ilumina incessantemente um mundo às escuras e
nos dá a coragem de viver e agir» (ibid., 39). Tudo isto nos faz
compreender como o procedimento principal que distingue os cristãos é
precisamente «o amor fundado sobre a fé e por ela plasmado» (ibid., 7).
2.
A caridade como vida na fé
Toda a vida
cristã consiste em responder ao amor de Deus. A primeira resposta é
precisamente a fé como acolhimento, cheio de admiração e gratidão, de uma
iniciativa divina inaudita que nos precede e solicita; e o «sim» da fé assinala
o início de uma luminosa história de amizade com o Senhor, que enche e dá
sentido pleno a toda a nossa vida. Mas Deus não se contenta com o nosso
acolhimento do seu amor gratuito; não Se limita a amar-nos, mas quer atrair-nos
a Si, transformar-nos de modo tão profundo que nos leve a dizer, como São
Paulo: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (cf. Gl 2, 20).
Quando damos
espaço ao amor de Deus, tornamo-nos semelhantes a Ele, participantes da sua
própria caridade. Abrirmo-nos ao seu amor significa deixar que Ele viva em nós
e nos leve a amar com Ele, n'Ele e como Ele; só então a nossa fé se torna
verdadeiramente uma «fé que actua pelo amor» (Gl 5, 6) e Ele vem habitar
em nós (cf. 1 Jo 4, 12).
A fé é
conhecer a verdade e aderir a ela (cf. 1 Tm 2, 4); a caridade é
«caminhar» na verdade (cf. Ef 4, 15). Pela fé, entra-se na amizade com o
Senhor; pela caridade, vive-se e cultiva-se esta amizade (cf. Jo 15,
14-15). A fé faz-nos acolher o mandamento do nosso Mestre e Senhor; a caridade
dá-nos a felicidade de pô-lo em prática (cf. Jo 13, 13-17). Na fé, somos
gerados como filhos de Deus (cf. Jo 1, 12-13); a caridade faz-nos perseverar
na filiação divina de modo concreto, produzindo o fruto do Espírito Santo (cf. Gl
5, 22). A fé faz-nos reconhecer os dons que o Deus bom e generoso nos
confia; a caridade fá-los frutificar (cf. Mt 25, 14-30).
3.
O entrelaçamento indissolúvel de fé e caridade
À luz de
quanto foi dito, torna-se claro que nunca podemos separar e menos ainda
contrapor fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente
unidas, e seria errado ver entre elas um contraste ou uma «dialéctica». Na
realidade, se, por um lado, é redutiva a posição de quem acentua de tal maneira
o carácter prioritário e decisivo da fé que acaba por subestimar ou quase
desprezar as obras concretas da caridade reduzindo-a a um genérico
humanitarismo, por outro é igualmente redutivo defender uma exagerada
supremacia da caridade e sua operatividade, pensando que as obras substituem a
fé. Para uma vida espiritual sã, é necessário evitar tanto o fideísmo como o
activismo moralista.
A existência
cristã consiste num contínuo subir ao monte do encontro com Deus e depois
voltar a descer, trazendo o amor e a força que daí derivam, para servir os
nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus. Na Sagrada Escritura, vemos
como o zelo dos Apóstolos pelo anúncio do Evangelho, que suscita a fé, está
estreitamente ligado com a amorosa solicitude pelo serviço dos pobres (cf. At
6, 1-4). Na Igreja, devem coexistir e integrar-se contemplação e acção, de
certa forma simbolizadas nas figuras evangélicas das irmãs Maria e Marta (cf. Lc
10, 38-42). A prioridade cabe sempre à relação com Deus, e a verdadeira
partilha evangélica deve radicar-se na fé (cf. Catequese
na Audiência geral de 25 de Abril de 2012). De facto, por vezes
tende-se a circunscrever a palavra «caridade» à solidariedade ou à mera ajuda
humanitária; é importante recordar, ao invés, que a maior obra de caridade é
precisamente a evangelização, ou seja, o «serviço da Palavra». Não há acção
mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe
o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho,
introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção mais alta
e integral da pessoa humana. Como escreveu o Servo de Deus Papa Paulo VI, na
Encíclica Populorum
progressio, o anúncio de Cristo é o primeiro e principal factor de
desenvolvimento (cf. n. 16). A verdade primordial do amor de Deus por nós,
vivida e anunciada, é que abre a nossa existência ao acolhimento deste amor e
torna possível o desenvolvimento integral da humanidade e de cada homem (cf.
Enc. Caritas
in veritate, 8).
Essencialmente,
tudo parte do Amor e tende para o Amor. O amor gratuito de Deus é-nos dado a conhecer
por meio do anúncio do Evangelho. Se o acolhermos com fé, recebemos aquele
primeiro e indispensável contacto com o divino que é capaz de nos fazer
«enamorar do Amor», para depois habitar e crescer neste Amor e comunicá-lo com
alegria aos outros.
A propósito
da relação entre fé e obras de caridade, há um texto na Carta de São Paulo
aos Efésios que a resume talvez do melhor modo: «É pela graça que estais
salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das
obras, para que ninguém se glorie. Porque nós fomos feitos por Ele, criados em
Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas acções que Deus de antemão
preparou para nelas caminharmos» (2, 8-10). Daqui se deduz que toda a
iniciativa salvífica vem de Deus, da sua graça, do seu perdão acolhido na fé;
mas tal iniciativa, longe de limitar a nossa liberdade e responsabilidade,
torna-as mais autênticas e orienta-as para as obras da caridade. Estas não são
fruto principalmente do esforço humano, de que vangloriar-se, mas nascem da própria
fé, brotam da graça que Deus oferece em abundância. Uma fé sem obras é como uma
árvore sem frutos: estas duas virtudes implicam-se mutuamente. A Quaresma, com
as indicações que dá tradicionalmente para a vida cristã, convida-nos
precisamente a alimentar a fé com uma escuta mais atenta e prolongada da
Palavra de Deus e a participação nos Sacramentos e, ao mesmo tempo, a crescer
na caridade, no amor a Deus e ao próximo, nomeadamente através do jejum, da
penitência e da esmola.
4.
Prioridade da fé, primazia da caridade
Como todo o
dom de Deus, a fé e a caridade remetem para a acção do mesmo e único Espírito
Santo (cf. 1 Cor 13), aquele Espírito que em nós clama:«Abbá! –
Pai!» (Gl 4, 6), e que nos faz dizer: «Jesus é Senhor!» (1 Cor 12,
3) e «Maranatha! – Vem, Senhor!» (1 Cor 16, 22; Ap 22,
20).
Enquanto dom
e resposta, a fé faz-nos conhecer a verdade de Cristo como Amor encarnado e
crucificado, adesão plena e perfeita à vontade do Pai e infinita misericórdia
divina para com o próximo; a fé radica no coração e na mente a firme convicção
de que precisamente este Amor é a única realidade vitoriosa sobre o mal e a
morte. A fé convida-nos a olhar o futuro com a virtude da esperança, na
expectativa confiante de que a vitória do amor de Cristo chegue à sua
plenitude. Por sua vez, a caridade faz-nos entrar no amor de Deus manifestado
em Cristo, faz-nos aderir de modo pessoal e existencial à doação total e sem
reservas de Jesus ao Pai e aos irmãos. Infundindo em nós a caridade, o Espírito
Santo torna-nos participantes da dedicação própria de Jesus: filial em relação
a Deus e fraterna em relação a cada ser humano (cf. Rm 5, 5).
A relação
entre estas duas virtudes é análoga à que existe entre dois sacramentos
fundamentais da Igreja: o Baptismo e a Eucaristia. O Baptismo (sacramentum
fidei) precede a Eucaristia (sacramentum caritatis), mas está
orientado para ela, que constitui a plenitude do caminho cristão. De maneira
análoga, a fé precede a caridade, mas só se revela genuína se for coroada por
ela. Tudo inicia do acolhimento humilde da fé («saber-se amado por Deus»), mas
deve chegar à verdade da caridade («saber amar a Deus e ao próximo»), que
permanece para sempre, como coroamento de todas as virtudes (cf. 1 Cor 13,
13).
Caríssimos
irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, em que nos preparamos para celebrar o
evento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de Deus redimiu o mundo e
iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este tempo precioso
reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao
Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida. Por isto elevo a minha
oração a Deus, enquanto invoco sobre cada um e sobre cada comunidade a Bênção
do Senhor!
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